top of page

Os tipos de harmônicas

Atualizado: 7 de jun.

Harmônica Duplo Baixo


Como um Contrabaixo (Tuba) em uma Banda Marcial ou Baixo Acústico em uma Orquestra

Sinfônica, ou até mesmo um Baixo ou Contrabaixo em Bandas de músicas Pop, Rock, Blues, Jazz, Reggae entre outros estilos, há também o Baixo para Orquestra de Harmônicas. É isso mesmo.

Essa Harmônica é formada de duplo Baixo, o tamanho dessa Harmônica é maior do que as outras e mais robusta.

Harmônica Duplo Baixo para Orquestra de Harmônica
Harmônica Duplo Baixo

Há também modelos de Harmônicas de Baixo Simples. A afinação especial dá ao contrabaixo uma bela e rica qualidade de som de projeção. As notas graves superiores são afinadas em uma escala de C# e as notas graves inferiores são afinadas em uma escala de Dó. Pode tocar duas oitavas cromáticas completas. Cada nota tem duas palhetas separadas por uma oitava. Palhetas duplas criam não apenas um som profundo e rico, mas também um som nítido.

Gaita para tocar em conjunto.




 

Harmônica Carambola ou Sexteto.

Fruta Carambola
Fruta Carambola

É formada por um conjunto de Harmônicas em várias tonalidades.

Seu nome deriva da fruta Carambola.

Este instrumento único é composto por seis gaitas tremulo montadas

em uma catraca de metal. Modelos tradicionais e populares,

as gaitas tremolo são utilizadas principalmente na música folclórica.

Eles são facilmente reconhecidos pela sua boquilha.

Harmônica Carambola ou Sexteto
Harmônica Carambola ou Sexteto

Cada canal possui duas palhetas para uma única nota:

um par de palhetas para notas sopradas e um par de palhetas para notas sugadas.

Existem vários modelos de Harmônicas Carambola.

Conjunto com 3, 4 e 6 são as mais comuns e com tonalidades diferentes em cada Harmônica do conjunto. É preciso habilidade e muita prática para ser tocada.


 

Harmônica Cromática

Harmônica Cromática
Harmônica Cromática

É utilizada por vários profissionais, famosos. Ela possui uma chave de registro para soprar as notas de 1/2 tons superior e inferior. Os tipos são de 40, 48, 56 e 64 vozes. A tonalidade mais comum é a de Dó Maior, mas há em outras tonalidades. Pode ser usada em todos os estilos musicais como: Blues, Jazz, Clássicas, Samba, reggae e outros. Escala Cromática possui meio tons entre as notas dessa escala. Exemplo: Entre a nota Dó e Ré há entre elas a nota de Do# ( Dó sustenido) ou Réb (Ré Bemol). Executando uma escala completa com 1/2 (meio) tons, chamamos essa escala de escala cromática. Dai o nome dado a Gaita Cromática que tem a chave para execução das notas de 1/2 tons.


 

Harmônica Diatônica

Harmônica Diatônica
Harmônica Diatônica

É uma Harmônica pequena, mas poderosa nas mãos de um Harmonicista habilidoso.

Ela é muito utilizada no Blues, Rock e Country Music. Possui dez orifícios e é fabricada em várias tonalidades. Só permite notas Diatônicas e para soprar notas de 1/2 tom, é preciso dobrar a nota, essa técnica é conhecida como Bend. Para realizar o Bend o Harmonicista iniciante tem que praticar, mas isso não significa que não dá para tocar músicas sem Bends, aliás, é uma ótima Harmônica para iniciantes. Escala Diatônica é aquela sem as notas de 1/2 tons entre a escala, daí o nome, Gaita Diatônica ou Harmônica Diatônica.



 

Harmônica Trêmolo


Harmônica Trêmolo
Harmônica Trêmolo

É uma Harmônica que possui um vibrato característico devido pequenas diferenças nas sensibilidades das paletas do conjunto de orifícios que produz uma onda sonora com uma pequena diferença na afinação. Esse tipo de Harmônica é muito usada em músicas regionais e são fabricadas em diferentes tonalidades e vozes (notas musicais).



 




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page