top of page

Limpeza da Gaita de Boca




Ao contrário de instrumentos como guitarras, onde a falta de limpeza terá poucos efeitos na tocabilidade ou funcionalidade, pelo menos a curto prazo, as gaitas, pela sua própria natureza, requerem limpeza regular. Siga nosso guia para garantir que você sabe como limpar uma gaita da maneira correta.



Esse processo deve fazer parte de sua rotina regular de limpeza de instrumentos, pois é simples e rápido e ajudará a limitar o acúmulo de saliva na Gaita.



Enxágue a gaita com água morna e bata-a na mão, com o bocal voltado para baixo, para remover qualquer resíduo de água. Deixe secar bem depois.

 NOTA: esta etapa se aplica apenas a gaitas com pentes de plástico, liga ou fortemente selados. Harmônicas com vedação limitada ou nenhuma vedação no pente (como a Hohner Marine Band Classic) não devem ser submetidas a esta etapa, mas devem ser limpas com uma escova macia e seca.


Limpeza completa Este processo é mais complicado do que a lavagem e envolve a desmontagem da sua gaita, portanto deve ser realizado após um número significativamente maior de horas de execução do que o processo de lavagem.

 Primeiro remova os parafusos que prendem a placa de cobertura com a chave de fenda apropriada. Mantenha-os em um local seguro. Limpe as placas de cobertura com álcool em spray e um pano limpo.


Mergulhe as placas de junco por cerca de 30 minutos em uma solução de água morna e algumas gotas de vinagre ou ácido cítrico.


Atenção! Com as Gaitas Cromáticas. Não coloque-a em solução abrasiva. O mesmo cuidado com Gaitas que tenham peças de plásticos flexíveis ou rígido ( Palhetas e pentes).


Continuando.

Enquanto as placas de palheta estão de molho, lave o pente de metal ou plástico com sabão e água morna e limpe quaisquer depósitos com uma escova macia. Se a sua harpa tiver pente de madeira evite usar água ou sabão – basta usar a escova seca para limpá-la. Depois que as placas de palheta estiverem encharcadas por tempo suficiente, escove-as com uma escova de dentes macia ou instrumento semelhante, garantindo que as pinceladas sejam para cima e para baixo nas palhetas, e não através delas. Enxaguar com água e depois secar.


Seque bem todos os componentes e monte novamente, certificando-se de apertar os parafusos o suficiente para garantir a estanqueidade, mas não tão apertado que corra o risco de danos. Este processo funciona para harpas diatônicas, tremolo e oitava.


Qualquer dúvidas, nos envie sua mensagem ou deixe seu comentário.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page